Google
 

Bem Vindo


Powered by IP2Location.com
Lembre . . . quando você visitar este BLOG e vir uma foto que você gosta, basta clicar sobre a foto para aumentar seu tamanho.



Mel do Brasil


Em 10 de agosto de 2006 fomos visitar a indústria mais doce de todo o Brasil: O apiário de Flavio Carvalho de Águas da Prata, SP, Brasil.

Flavio possui um segundo interesse além da pintura. Ele emprega um exército de abelhas para produzir o mais delicioso Mel (Honey) que você pode imaginar. As abelhas estão começando a procurar novas moradas e Flavio está pronto para elas. A seguir, a estória de seu apiário. Curta bastante!




Estas são as instalações do Flavio na cidade.



Ele colocou colméias novas ou reformadas pelos arredores para atrair as abelhas que estiverem em busca de novas moradas..



Ele coloca várias colméias de forma que elas possam escolher entre casas diferentes.




Alguns desses "lares" possuem uma vista espetacular dos arredores. Uma vez que tenham inspecionado a casa e a aprovado, voltam e trazem a turma toda.




Flavio verifica a caixa para ver se as abelhas apareceram.



Aqui há algumas colméias no caminho, onde as abelhas estão
começando a se acomodar.




Flavio faz suas próprias caixas para as colméias usando madeira em estado bruto. Ele pinta um "F" na caixa para saber quais são as suas. Ele constrói essas estruturas e adiciona favos obtidos na colheita anterior da colméia para atrair as abelhas.



Esses "quadros" são colocados nas caixas e então ele as cobre, deixando uma abertura para a entrada das abelhas.



Flavio possui colméias de vários tamanhos diferentes. As menores tem cerca de 10.000 abelhas e ele tem outras com 20.000 e até com 60.000 abelhas. É muita son das abelhas!!!!


Ele coloca o mel nessas latas e baldes e traz para a loja.



Esta é a aparência do mel não processado.



Aqui o Flavio pega uma amostra do mel de uma colméia para que possamos experimentar. Essa mesa é para limpar os favos de mel e pegar amostras para vender.



Que festa!



O Flavio pega o balde ou lata de mel e o coloca no tanque da direita, para aquecê-lo.

Depois, ele o coloca no tanque da esquerda para filtrar o Mel removendo o excesso de cristais de açúcar. É por isso que o mel é tão limpo e nunca se solidifica nos potes. Só puro prazer!



Depois, o mel é colocado nesses tanques. Note o banquinho baixo e as torneiras na parte inferior dos tanques. É aqui que o Flavio enche as garrafas ou potes com Mel.



Aí o mel está pronto para ser levado para as lojas locais e para seu próprio chalé em Águas da Prata, onde você poderá encontrar seu filho durante os fins de semana, vendendo mel.


Aqui o Flávio inspeciona as abelhas que chegam à colméia. As abelhas são pequenas, então você poderá não conseguir distingui-las voando em torno da colméia.



Venha ver mais de perto !


Esta colméia está quase cheia e pronta para ir à noite para o sítio. É muito perigoso retirá-las de dia quando estão acordadas e bravas. O Flavio possui dois pequenos sítios alugados para suas abelhas.

Essas abelhas não são de puro sangue mais. Elas provêm do cruzamento de abelhas brasileiras, abelhas européias e abelhas assassinas africanas. São muito agressivas e muito produtivas. O Flavio possui cerca de 300 colméias ativas que possuem, em média, 40.000 abelhas cada uma. Ele precisa usar roupas de proteção completas quando maneja as abelhas nos sítios.



Fotos para Urso Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Support a living planet - 

Join WWF